Imagem capa - O reencontro com a minha Essência dos 15 anos por Beta Bernardo
Ensaio TeenEssência

O reencontro com a minha Essência dos 15 anos

Esse é o post inaugural da nova fase deste site!

E que alegria sinto em meu coração! ♥

Adoro novas fases, novos projetos, filhos novos, esse cheirinho de novidade no ar. E novas fases, novidades, me lembram frescor, que me remetem à uma época que todas nós vivemos e que guardamos com apreço em nossos corações, os 15 anos.




Quanto encantamento cabe numa menina de 15 anos? Quanto espaço a inocência ainda encontra? Quanto as curiosidades e descobertas invadem suas vidas pra mudá-las de meninas pra mulheres? Corpo, pensamentos, sentimentos, sensações e emoções. Uma montanha russa de mudanças, com sorriso ainda bobo pra vida, com aquele olhar de quem se acha expert, um coração que acredita que vai dominar e mudar o mundo e uma mente ávida por tudo que a vida tem a mostrar e trazer.


Ahh, o frescor dos 15 anos. É tudo arrebatador, pra sempre, intenso… mas às vezes dura só até o dia acabar. E tudo bem!




Vamos formando a mulher que seremos na época dos 15 anos. Nosso contato com tudo da vida nessa vida vai terminar um bocado de como vamos lidar com as situações mais na frente. É tudo muito romântico, bonito, mas é pesado às vezes também. Os dilemas parecem não acabar nunca. As dúvidas, os anseios, as expectativas, as frustrações, tudo, em meio a tantas realizações e revelações.


Retratar essa fase, lidar com essas meninas, é me remeter diretamente pra Roberta aos 15. Vou me encontrar com aquela menina em transformação profunda e me abraço com ela, entendendo hoje, daqui dos meus 42, todos os seus medos e receios. Vou dizendo que tudo vai passar!! Vou vendo seus olhinhos brilhando pros amores, pra novidades, pros novos desejos, novos interesses. Digo pra ela a mulher forte e interessante que ela vai se tornar. Não conto as coisas que ela vai ver nesse caminho até aqui pra não tirar a surpresa, mas eu a tranquilizo que as cosias boas superam as más. E que vai ser com estas últimas que ela vai crescer e se tornar essa que a abraça.

Quanto amor eu sinto ao olhar aquela Roberta de 15 anos. Quanta emoção eu sinto ao olhar essas meninas florescendo pra vida cheias e tantas por dentro.


E no nosso processo de fotografar e posar e fotar e sorrir e dançar com os pés quase fora do chão, vou mergulhando em cada uma pra buscar aquela essência ali dentro. Que parece uma semente, rompendo pra se fixar e se nutrir no solo da vida… pra crescer, pra expandir, pra tocar o céu com seus galhos, seus braços, suas folhas, seus cabelos, seus frutos, flores, sonhos e seu brilho. E trago pra fotografia aquela que ela, quando tiver 42, vai voltar pra abraçar e acalentar!! ♥


É lindo e intenso e leve estar perto dessas meninas-mulheres. É colorido!! Como esse ensaio da Luana, que mostro aqui e mostro mais num próximo post. E deixarei pra falar dela lá. Pra ser um texto só dela, pra ela brilhar e guardar com as fotos a impressão da fotógrafa. Esse fica sendo meu abraço pra Roberta de 15 anos… Deixo aqui pra quando ela chega aos 42. Pra ela e todas nós lembrarmos de nos encontrarmos com nossas meninas de 15, aquelas adolescentes que fomos. Eu posso garantir pra vocês que vocês vão amar a visita às suas meninas. É parte do auto amor, da auto compaixão e do auto cuidado que todas nós precisamos cultivar pra colhermos nossa inteireza e plenitude, curando e acolhendo nosso feminino. Enxerguemo-nos meninas… como Luana nessas fotos! ♥


























E esse é meu jeito de fotografar, mergulhando! Nesse mar azul também se puder e precisar, mas na essência. Na minha, na de quem fotografo, na nossa sinergia, nesse encontro que potencializa nossa entrega e resulta em fotos como essas: cheias de verdade, relaxadas, autênticas, sendo quem se é, vendo além do que mostra o espelho...


Já disse algumas vezes que fotografar a essência feminina, seja de mulheres ou de meninas, como Luana, me refresca a alma, me nutre e alegra. é prazeroso ter esse poder quase mágico de eternizar esse sorriso e esses sonhos. Porque eu posso te garantir que quando Luana rever essas fotos décadas a frente, ela vai lembrar direitinho dos sonhos que ela tem nesse momento. Se eu consigo lembrar dos meus ao me conectar com os dela... ♥


Pra ter um ensaio como esse, seu ou da sua menina de 15, é só me escrever. Pode ser no email: beta@betabernardo.com, no formulário de contato aqui ou pode ser aqui nesse link pro whatsapp. 


Construir memórias e guardá-las pra sempre é meu super poder... e o seu, qual é? ♥

Se quiser, me conta o que acha disso tudo. Vc também sente falta dos seus registros de dia a dia com a cria? Tem aquele ensaio fotográfico como tesouro pra lembrar pra sempre? Fale aí de sua experiência e vivência sobre o assunto. Tem uma área de comentário maneira aí embaixo. Vou adorar ouvir. No caso, ler.


Beijos e até a próxima!

Beta ♥