Imagem capa - O reencontro com a vida lá fora e as fotos lindas que ele pode render!! por Beta Bernardo
Família

O reencontro com a vida lá fora e as fotos lindas que ele pode render!!




A vida tá voltando. Devagar, aos poucos, com uma inusitada normalidade e trazendo alguns convites. Convite pra nos adaptarmos, pra enxergarmos além das notícias ruins e números alarmantes. Convite a nos olharmos de dentro pra fora, nos sentirmos genuinamente, conhecermos nossa casa, seja ela a casa lar, seja a casa corpo ou nossa casa mente! Um convite a percebermos que hábitos devem permanecer, quais precisam sair de cena. Uma chance de resetarmos o que não mais fazia/faz sentido na vida que desejamos construir nesse novo e inesperado momento.


Não precisamos romantizar a pandemia, mas podemos focar além do que isso trouxe de dor, transtorno e desafios pra nossa vida. Muita coisa mudou e poder olhar pra isso como alguma chance de fazer diferente, após tantas reflexões e subidas desse poço em que muitos de nós mergulhamos, é saudável e produtivo.


Esse dias eu vi um texto do pediatra dos meus sobrinhos, o Dr. Daniel Becker (vale seguir, viu? Link!), sobre o retorno das crianças pras atividades ao ar livre. Eu fiquei emocionada lendo, porque, apesar de não ter crianças em casa, posso imaginar o desafio que foi quarentenar por 6 meses (e contando) com elas. A família 24h por dia, 7 dias por semana, em casa, juntos, sem desgrudar, sem trégua. O desafio das crianças em lidarem com uma nova rotina sem entender tudo muito bem, sem maturidade pra lidar com sentimentos, tristezas, frustrações que na maioria das vezes nem conseguem identificar ou perceber que sentem. Tive algumas clientes que relataram que seus pequenos estacionaram nos avanços alimentares e de desfralde e de fala que estava em curso quando tudo isso começou. O quanto isso tudo nos impactou e impactou os pequenos, vamos tomando consciência aos poucos, com o tempo. Por isso o texto do Dr. Daniel me emocionou tanto, ele fala do reencontro das crianças (e suas famílias) com a vida lá fora. ♥


"A natureza é o território essencial da criança, onde ela exerce sua atividade essencial: o livre brincar." [Dr. Daniel Becker]


Dr. Daniel Becker fala: "A natureza é um remédio para os principais males da infância de hoje: ela reduz a obesidade, alergias, distúrbios do sono, sintomas emocionais. Afasta das telas, diminui o consumismo, o materialismo excessivo dos nossos tempos. E mais: a conexão, o senso de maravilhamento e reverência que a natureza nos oferece trazem uma semente de vida espiritual para a criança."


Acho que a gente nunca teve real noção do tanto que a conexão com a natureza nos é imprescindível, vital e essencial e do tanto de cura que recebemos dela cada vez que estamos em seu meio, sorvendo de sua energia, de sua luz, da sua vida pulsante. Como disse Dr. Daniel: "A quarentena poupou os pequenos na doença, mas provocou inúmeros sintomas emocionais e psicossomáticos neles. O confinamento nos fez perceber com clareza a importância da natureza para a infância. E temos notícias de como as primeiras saídas têm melhorado esses problemas e devolvido a felicidade às crianças.". E isso a gente aplica pras crianças e pras famílias!


E eu fiquei pensando que esse reencontro, esse retorno é tão especial, que eu pude perceber isso no 1o ensaio externo que fiz nesse retorno, que essas reflexões mereciam um post e mais... mereciam um estímulo. 


Estímulo pra transformar esse reencontro, essa volta às atividades ao ar livre com as as crianças, em memórias pro futuro.

Foi vendo as fotos do Ensaio da Maria e Família que percebi que foi isso que a gente fez naquela manhã de sábado: a gente eternizou essa saída (controlada) da quarentena. A gente aproveitou a alegria, a euforia e a saudade que a gente estava de estar juntos na rua, na natureza, sentindo o sol e o vento, pra fotografar, guardar esses sorrisos e sensações pra sempre!!!


Eu vou mostrar as fotos do nosso Ensaio, do nosso Reencontro com a vida externa e depois eu conto mais do que eu preparei pra esse momento.




































Percebe como a alegria tá presente em cada pedacinho desse ensaio? A conexão entre todos eles e com o lugar que escolhemos pra fotografar. Luz perfeita, temperatura perfeita, tudo perfeito!!!

Pode dar medo de sair, se você ainda não experimentou sair de casa nenhuma vez? Pode. Mas é possível fazer isso com segurança se esse for o seu desejo e se isso não te violentar? É!!! E o Dr. Daniel dá uma dica/orientação pra importante começarmos a explorar essas saídas com os pequenos: manter o distanciamento, evitar aglomerações, buscar áreas arborizadas, bem ventiladas e pouco frequentadas. E quando as fotos acabarem, a máscara volta!


Então eu super acho que dá pra conciliar o primeiro (ou segundo, terceiro...) passeio pós quarentena com fotos lindas pra posteridade. Pra celebrar a saída do isolamento mais rígido, pra celebrar estarmos vivos, com todo respeito a todos que se foram, lembrarmos nossa união, nossos laços, nossa resistência. Apesar de tantas dores, perdas e desafios, seguimos vivos e tentando fazer essa jornada mais agradável, amorosa, leve, generosa - com a gente e com os outros - mais feliz a cada dia!!



Não tem como não marcar uma voltinha, tirar a roupa de passeio do armário e ligar pra fotógrafa pra marcar onde e quando!!! ♥

Te espero!!

Beijo carinhoso!!!

Beta

Link pro whatsapp: bit.ly/BetaZap